Orientações aos pais sobre a saúde bucal do bebê

Orientações aos pais sobre a saúde bucal do bebê

Orientações aos pais sobre a saúde bucal do bebê
Associação Brasileira de Odontopediatria
O que é o pré-natal odontológico?
É o atendimento odontológico durante a gestação, que contribui para a saúde da gestante e do seu bebê. O dentista irá prevenir ou tratar as doenças orais da gestante e esclarecer as dúvidas das futuras mamães, como aleitamento materno, hábitos e higiene oral.
Em que fase da gestação deve-se agendar uma consulta com o dentista?
A gestante deve agendar a visita ao dentista assim que iniciar os cuidados do pré-natal.
A frequência das consultas odontológicas vai depender da necessidade de cada gestante. O atendimento odontológico é seguro em qualquer fase da gestação, desde que se sigam todos os protocolos de segurança.
Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra?
Na maternidade o recém-nascido deve receber o exame de toda cavidade oral pela equipe hospitalar, e logo que possível complementado pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra; as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê.
Por que a escolha de um odontopediatra e não o dentista da família?
O odontopediatra é o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes.
Qual a finalidade desta visita ao odontopediatra tão cedo?
O dentista poderá acompanhar a erupção dos dentes e o desenvolvimento das arcadas, podendo prevenir cáries, gengivites e outras doenças que afetam a boca.
O aleitamento materno é importante para a saúde oral?
Sim, amamentar estimula o desenvolvimento oral e facial, contribuindo para a evolução natural da deglutição, respiração, mastigação e fala.
Devo começar a limpar a boca antes de aparecerem os dentes de leite?
No bebê com aleitamento materno e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a boca.
Quando deve aparecer o primeiro dente de leite na boca?
Normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar esse processo.
Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. Nestes casos, o exame e a radiografia odontológica são fundamentais para avaliar se é preciso remover o dente ou se é possível mantê-lo.
Por volta dos 2 anos, a criança deve ter os vinte dentes de leite.
Quando devo começar a higiene oral do bebê?
Quando aparecer o primeiro dente de leite.
Como devo fazer a higiene oral?
A limpeza dos dentes, gengiva e língua deve ser feita com uma escova de dentes infantil com movimentos delicados e sem pressa. Atenção na hora de escolher a escova. O tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional a boca do bebê ou da criança, e com as cerdas extramacias ou macias.
Deve-se usar pasta de dentes nos bebês? Que quantidade?
Recomenda-se usar pasta de dentes infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1.100 PPM, em pequena quantidade.
Bebês e Crianças que não sabem cuspir: quantidade igual 1 grão de arroz (escova rosa)
Crianças que sabem cuspir: quantidade igual 1 grão de ervilha (escova azul)
Caso a criança esteja escovando os dentes somente porque está vendo os pais escovarem, neste momento não deve usar a pasta.
Precisa usar o fio dental?
Somente quando os dentes forem muito juntos, criando espaços em que as cerdas da escova não conseguem alcançar.
Com que frequência devemos fazer a higiene oral dos bebês e crianças?
A higiene oral com pasta de dentes fluoretada nos bebês e crianças deve ser realizada duas vezes ao dia: após o café da manhã e antes de dormir, à noite.
A criança pode escovar os dentes sozinha?
Até os seis anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável. A partir desta idade, a criança pode escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto.