Estimulação precoce para a criança nascida prematura

O bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação é considerado prematuro.

O bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. No entanto, aqueles que nascem muito mais apressadinhos, bem antes do tempo, apresentam maior risco de atraso no desenvolvimento neurológico. A estimulação precoce é uma estratégia para vencer as dificuldades apresentadas pelo bebê e constatadas nas avaliações clínicas periódicas realizadas pelo pediatra.
Uma destas dificuldades é a fala. Função normalmente realizada pelo lado esquerdo do cérebro, a fala pode ser comandada pelo lado direito do cérebro, a partir da estimulação precoce.
Esse processo é conhecido como plasticidade neural, ou seja, a capacidade que o cérebro da criança tem de fazer com que a partesaudável assuma funções adicionais para compensar uma parte que não está bem.
O trabalho intenso e direcionado de estímulos à criança pode reverter situações difíceis como o distúrbio da fala, viabilizando condições essenciais como a alfabetização da criança.
Outras dificuldades que podem aparecer também em bebês muito prematuros são os problemas motores e psicológicos ou psiquiátricos.
O pediatra reconhecerá essas dificuldades durante as consultas e fará os encaminhamentos necessários para a área específica, atento acada etapa evolutiva da criança, para que a intervenção se dê no momento certo. A estimulação muito precoce gera estresse na família e na criança, e não é produtiva; já a estimulação tardia é só parcialmente eficaz.
A participação da família neste processo é imprescindível. Muitos dos exercícios complementares devem ser realizados aos poucos e em casa,como parte de brincadeiras, para que a criança vivencie o processo com satisfação. As dificuldades matemáticas podem ser antecipadas, ao avaliar a criança aos três anos, idade em que já deverá ter noção de quantidade e como representá-la, embora não graficamente, mas em brincadeiras e jogos.
A família deve estar atenta, trazendo questões e dúvidas nas consultas, para que seja possível o diagnóstico precoce do problema.